Portos, parques industriais e cidades: os PPC´s como pontas-de-lança da projeção da China no Indo-Pacífico
Volume 7 | Número 75 | Set. 2020
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Tabela 1. Informações básicas sobre os projetos portuários |
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Nome do projeto |
Ano de oficialização do projeto |
Empresa |
Tempo de concessão (de quando a quando?) |
Custo do projeto |
Fontes de financiamento |
Tipo de operação (construção, operação, etc.) |
Estágio do projeto: em operação, construção, negociação |
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Nome |
Controle majoritário |
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|
|
Austrália |
Darwin Port |
2015 |
Landbridge Group (POE) |
80% |
99 anos 2015 – 2114 |
US$ 506 milhões |
US$ 83 milhões: National Australia Bank |
Operação |
Em operação |
Austrália |
Newcastle Port |
2014 |
Hastings Funds Magnagement e China Merchants (SOE’s) |
50% |
98 anos 2014 – 2112 |
US$ 1,75 bilhão |
– |
Operação |
Em operação |
Camboja |
Dara Sakor Resort (Koh Kong Port) |
2008 |
Union Development Group (POE) |
100% |
99 anos 2008 – 2107 |
US$ 3,8 bilhões |
– |
Construção e desenvolvimento |
Em construção e operação |
Sri Lanka |
Colombo Harbour |
2016 |
China Communications Construction Company (SOE) |
85% |
Deve terminar em 2041 |
US$ 1,4 bilhão (mas estimado US$ 15 bilhões até 2041) |
Financiado por um empréstimo emitido pela China Communications Construction Company |
Construção |
Em construção |
Sri Lanka |
Hambantota Port |
2017 |
China Merchants Ports (SOE) |
70%* |
99 anos 2017 – 2116 |
US$ 1,12 bilhão |
– |
Operação e revitalização |
Em operação e construção |
Paquistão |
Gwadar Port |
2015 |
China Overseas Port Holding Company (SOE) |
– |
43 anos até 2059 |
US$ 1,62 bilhão |
Governo chinês |
Operação e construção (2ª fase) |
Em operação e construção |
Omã |
Duqm Port |
2016 |
Oman WanFang (POE) |
– |
– |
US$ 349.34 milhões |
AIIB = US$265.00 milhões (75%) |
Construção |
Em construção |
Malásia |
Kuantan Port |
2015 |
Guangxi Beibu Gulf Holding (SOE) |
40% |
Extensão da concessão portuária por 30 anos (2015 até 2045) *Mas será concedido mais 30 anos quando a fase 2 de desenvolvimento do terminal for concluída (2039) |
US$ 3 bilhões (juntamente com a IJM Corporation Berhad) |
Financiado por um empréstimo de um banco local e fundos gerados internamente (YEAN, S. T.) |
Operação, desenvolvimento, gerenciamento e construção do novo terminal e quebra-mar de 4,63 km |
Em operação e construção |
Malásia |
Porto de Melaka Gateway |
2016 |
PowerChina International, Shenzhen Yantian Port Group e Rizhao Port Group (SOE’S) |
49% |
99 anos |
US$ 1,91 bilhões (8 bilhões de ringgit) |
– |
Construção |
Em construção |
Myanmar |
Porto de Kyaukpyu & SZE |
2018 |
CITIC Group Corporation (SOE) – China Harbor Engineering Company e China Merchants Holdings |
70% |
50 anos |
US$ 7,3 bilhões |
– |
Construção e operação |
Em construção |
Bangladesh |
Payra Port |
2013 |
China Harbour Engineering Company e China State Engineering and Construction Company (SOE’s) |
– |
– |
US$ 15 bilhões |
– |
Construção |
Em fase de construção |
Brunei |
Muara Port |
2017 |
Muara Port Company SDN BHD, formada pela Beibu Gulf Port Group (da China), e pela Darussalam Asset, de Brunei |
60% (ou 57% e 60 anos ver isso) |
57 anos |
– |
– |
Operação, expansão e reforma |
Em operação e construção |
Tanzânia |
Bagamoyo Port |
2013 |
China Merchants Holdings International (SOE) |
– |
– |
US$ 10 bilhões |
Fundo soberano do sultanato de Omã e pelo Exim Bank of China |
Construção |
Projeto suspenso indefinidamente em junho de 2019 devido desavenças referentes ao contrato de arrendamento e de isenção de impostos |
Moçambique |
Porto de Pesca da Beira |
2017 |
China Harbour Engineering Company (SOE) |
– |
– |
– |
– |
Reforma |
Finalizado |
Indonésia |
Kuala Tanjung Port |
2014 |
Zhejiang Provincial Seaport Investment & Operation Group (junto com uma empresa holandesa) |
– |
– |
US$ 2,5 bilhões |
– |
Construção e desenvolvimento |
Na 2ª fase (construção de propriedade industrial) |
Djibouti |
Doraleh Multipurpose |
2014 |
China State Construction Engineering Corporation (SOE) |
23,5% |
10 |
US$ 421,7 milhões |
– |
Construção do porto |
Finalizado em 2017 |
Limited transparency not only obstructs researchers; it can also blind policymakers in recipient countries. In 2017, the governor of the State Bank of Pakistan went on record claiming, “I don’t know out of the $46 billion [in Chinese infrastructure funding] how much is debt, how much is equity, and how much is kind.” Without complete information on the involved parties, ownership structures, and repayment terms, policymakers may be misguided as to the long-term implications of the infrastructure projects to which they agree (THORNE, SPEVACK, 2017, p. 33)
Tabela 2. Implicações dos projetos de portos chineses no Indo-Pacífico (do total de 16 projetos) |
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Estratégico |
Industrial |
Serviços |
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Darwin Port |
Sim |
|
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Newcastle Port |
Sim |
|
|
Koh Kong Port |
Sim |
Sim |
Sim |
Colombo Harbour |
Sim |
|
Sim |
Hambantota Port |
Sim |
|
|
Gwadar Port |
Sim |
Sim |
|
Duqm Port |
Sim |
Sim |
Sim |
Kuantan Port |
Sim |
Sim |
|
Melaka Port |
Sim |
|
Sim |
Kyaukpyu Port |
Sim |
Sim |
|
Payra Port |
|
Sim |
|
Muara Port |
Sim |
Sim |
|
Bagamoyo Port |
Sim |
Sim |
|
Porto de Pesca da Beira |
|
|
|
Kuala Tanjung Port |
Sim |
Sim |
Sim |
Doraleh Port |
Sim |
Sim |
|
TOTAL |
14 |
10 |
5 |
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Tabela 3. Casos específicos |
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Nome do projeto |
Possibilidade de uso estratégico |
Complexo industrial |
Complexo de serviços |
Camboja |
Dara Sakor Resort (Koh Kong) |
Proximidade com a base Naval de Ream; Construção de aeroporto internacional com pista de 3k de comprimento; Porto de águas profundas – navios militares |
Sihanoukville: US$ 4,2 bilhões em investimentos em usinas de energia e operações de petróleo offshore |
Cidade costeira de Sihanoukville: diversos hotéis, restaurantes, cassinos. Construção de ZEE pra aumentar o comércio. |
Omã |
Porto de Duqm |
Porto fornecerá aos navios chineses acesso direto ao Golfo pelo Mar da Arábia, é uma rota alternativa fora do Estreito de Ormuz |
Parque industrial Sino-Omã – Estão inclusos no projeto: indústrias de manufatura pesada e leve, refinarias de energia petróleo, indústrias de automóveis, mercado de materiais de construção, com oficinas e instalações de armazenamento, + 9 instalações chinesas, incluindo uma usina de metanol de US$ 2,8 bilhões, fábricas de tubos, uma montadora de US$ 84 milhões e um hotel de US$ 203 milhões. |
Hotel de US$ 203 milhões, em uma zona de turismo e entretenimento que será construída, de acordo com o plano de construir a cidade industrial chinesa em Duqm |
Paquistão |
Porto de Gwadar |
Porto de águas profundas; aeroporto incluso no projeto – valor de US$ 230 milhões (financiado por “doações”). É um porto que pode ser usado como meio de contornar o Estreito de Malaca, sendo estrategicamente localizado no Mar Arábico e somente a 600km do Estreito de Ormuz ao Golfo Pérsico, onde passa cerca de 35% dos navios das remessas de petróleo do mundo. |
No porto haverá uma instalação flutuante de gás natural liquefeito, que seria construída como parte do segmento de US$ 2,5 bilhões do projeto gasoduto Irã-Paquistão; Usina de carvão de US$ 360 milhões; Criação da ZEE de 2.282 acres, com o desenvolvimento de indústrias de manufatura e processamento |
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Malásia |
Kuantan Port |
Expansão da capacidade portuária através de um novo terminal, de águas profundas, e de um quebra-mar de 4,63 km. Além disso, o porto está localizado estrategicamente na Região Econômica da Costa Leste, de frente para o Mar da China Meridional |
Desenvolvimento do Parque Industrial Kuantan da Malásia-China (MCKIP). A Guangxi Beibu Gulf International Port (GBGIP) foi encarregada de apresentar aos investidores uma fábrica de aço, planta de processamento de alumínio e uma planta de processamento de óleo comestível no MCKIP. A siderúrgica já está sendo operacionalizada e exportando toneladas de produtos siderúrgicos para outros países da ASEAN – tudo através do porto de Kuantan. |
* Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos de Ásia-Pacífico, vinculado ao curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria.
Bruno Hendler é Professor Adjunto de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Maria.
muito bom!!!
Muito bom amg, orgulho de Mato Grosso
Muito esclarecedor!