Métodos Quantitativos e estudos de imigração: breve análise das estatísticas da imigração síria e libanesa
Volume 7 | Número 78 | Dez. 2020
Isabella Ferreira Silva
Miriam de Oliveira Santos
Os termos métodos e técnicas de pesquisa são usados geralmente de forma equivalente, embora existam diferenças entre ambos. Métodos seriam estratégias de produção de conhecimento científico, incluindo a geração e a validação de teorias. Técnicas seriam formas padronizadas de coleta e análise de dados, com a mesma finalidade, a de produzir conhecimento válido. Embora a diferença entre os dois conceitos seja porosa, o método é muito mais abrangente e se aproxima da epistemologia, contemplando estratégias gerais, enquanto a técnica é específica e concreta. (CANO, 2012 , p. 107).
[2] Refere-se aos imigrantes da Síria, Líbano, Palestina, Iraque e Arábia.
[3] Resultado da repressão do governo sírio aos protestos populares durante a Primavera Árabe.
***
Miriam de Oliveira Santos é professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Vice-coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e investigadora colaboradora no CinTurs – Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being da Universidade do Algarve.
Como citar: SILVA, Isabella Ferreira; SANTOS, Miriam de Oliveira. Métodos Quantitativos e estudos de imigração: breve análise das estatísticas da imigração síria e libanesa. Diálogos Internacionais, vol.7, n.78, dez. 2020. Disponível em: http://www.dialogosinternacionais.com.br/2020/12/metodos-quantitativos-e-estudos-de.html