Rápidas ácidas de “Ano Novo”

Por Glauber Cardoso Carvalho
– Não é o Ano Novo chinês que introduziu em 8 de fevereiro o ano do Macaco… com muita inventividade… necessária no momento… É o Ano Novo brasileiro mesmo… com o começo do ano ontem, em 15 de fevereiro, cedo até para os “padrões brasileiros”, Eduardo Cunha tenta continuar no cargo mesmo com a impetração do procurador geral. Tenta também levar em frente o processo de “ipixima”.
– No Carnaval que passou a Mangueira levou o primeiro lugar no Rio de Janeiro… no 14º ano depois do último título… ou seja… se passaram 13 anos… 13… com certeza o vão querer fazer uma CPI para verificar a ligação de Lula com a menina de Oyá;
– Zika: se alastra a… dengue… sim. A “culpa” é todo mundo que não faz nada… tipo povo e tipo governo, não é só de um ou de outro como pintam. Mas…. não há sorologia para a Zika, logo não há Zika, há suspeita de Zika. Se não há Zika, o prefeito do Rio e seu secretário de saúde não precisam se explicar sobre como será a Olimpíada com tantos focos do Aedes em suas obras… (de acordo com a Wiki… aedes vem do grego que significa “Odioso”) lembrando das doenças que esse porta-aviões pode carregar… febre amarela, “Xinga-o-Cunha”, Dengue e Zika… E de São Paulo surgem novos focos da gripe H1N1;
– Segue a corrida para saber quem vai alcançar o Lula primeiro. O barco, o tríplex, o sítio, a esposa que compra na padaria… os depoimentos dados ao PIG são os melhores… padaria, lojinha… tudo isso é prova… tem gente por aí que precisa tomar cuidado quando vai comprar alguma coisa na rua… deveria ir de velho barbudo e encolher o dedo… quem sabe você não ganha uma reforma na “sua casa”. Faça-me o favor… enquanto isso, o ex-governador de Minas morou no Rio durante o mandato e pagou suas viagens (124 vezes) com o erário público mineiro – vai ver que ele recebe o quinto… – e aeronaves oficiais… mas acho que isso é uma questão pessoal, não é? Não pode ser explorado pela mídia? Foro íntimo, claro.;
– Enquanto isso, o príncipe dos sociólogos, fora todo o patrimônio pessoal… Higienópolis… Paris…, deu um apartamento de uns 900Mil para a nova esposa nova (não é repetição). Ex-presidente rico esse, não? Deve ter governado a Frígia; Só para fazer uma média, procurei na interner e a casa do Sarney em BSB vale 4 milhões… a do Collor…. bem… deixa para lá…. pode isso Arnaldo? Claro que o problema não é o valore em si (também é) mas a escolha de só investigar um, tendo como juiz um advogado preteritamente do partido de oposição.
– Sem querer ser pessimista, o fantasma da crise ronda a educação. Se não é roubo de merenda em SP (não, ninguém fala muito sobre isso…) é corte de verba da educação para bolsas e projetos de pesquisa consolidados. Além da educação, atinge em cheio também a saúde… mas incrivelmente não atinge o pagamento dos juros dentro e fora, nem o lucro dos bancos. Ou estou enganado? Acho que não. Não dá para esquecer o presidente do Bradesco enchendo a boca para falar de crise no trecho do Conselhão que passou na TV… Oi??? Fiquei com pena dele. Pensei em passar um crowdfunding para ele;
– A Europa está igual à musica da Maria Rita… Todos os dias é um vai e vem / A vida se repete na estação / Tem gente que chega pra ficar / Tem gente que vai pra nunca mais / Tem gente que vem e quer voltar / Tem gente que vai e quer ficar / Tem gente que veio só olhar / Tem gente a sorrir e a chorar…..  O Reino Unido está ameaçando deixar e a Bósnia apresentou a candidatura ontem…
– Como nem tudo é ruim, os professores Luiz Gonzaga Belluzzo e Pedro Paulo Zahluth Bastos lançaram hoje o livro “Austeridade para quem? Balanço e perspectivas do governo Dilma Rousseff”, com artigos de diversos especialistas sobre o tema. Cito aqui a lúcida abertura do texto de Celso Amorim: “Pensadores progressistas: alerta! Os liberais de todos os matizes estão de volta!”

Disponível para download no site da Carta Maior.
– No quesito download… o livro-referência:  “História das Relações Internacionais: Teoria e Processos” organizado pelos professores Mônica Leite Lessa e Williams da Silva Gonçalves, da UERJ, foi liberado para ser baixado gratuitamente pela Eduerj:

– Cuba e EUA estabeleceram entendimentos de voos regulares, 50 anos depois… Alguém me diz o que vai ser de “Mai Ame” e com o status do “exilados do regime”?
– As notícias de fim são “ótimas”… “Dólar supera 4 reais novamente”, “Comércio Varejista teve queda de 5,9% em 2015”, “Desemprego na metrópole paulista atinge 13,5%”… “Bovespa tem nova alta”, “Lucro do Itaú registra novo recorde” “Apesar do lucro, bancos fecham 10 mil postos de trabalho”…
E tenho dito.

Diálogos Internacionais

Divulgação científica de Relações Internacionais, Defesa e Economia Política Internacional ISSN 2596 2353