Marketing Humanitarista: uma breve análise da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados)
Volume 7 | Número 69 | Mar. 2020
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ACNUR Brasil |
Introdução [2]
Por que é tão difícil hoje em dia ficar indignado e fazer acusações ou, em outro sentido, tornar-se emocional e sentir simpatia – ou pelo menos acreditar por qualquer período de tempo, sem cair na incerteza, na validade da própria indignação ou da própria simpatia? [BOLTANSKI, 2000, p. 12, apud CHOULIARAKL, 2010, p. 109]
indignação das pessoas e não ao imaginado praticante do mal, mas em direção à mensagem de culpa do ‘efeito de choque’ por bombardear você com material que só faz se sentir infeliz e culpado em vez de facilitar o chamado a doação pública sobre o sofrimento, esses riscos podem enfraquecê-los (efeito boomerang) [2010, p. 112, marcação nossa]
Por outro lado, a “imagem positiva” tem uma estratégia oposta:
1) personaliza focalizando o apelo em indivíduos distintos como atores (por exemplo, como participantes de projetos de desenvolvimento) e 2) singulariza os doadores abordando cada um como uma pessoa que pode dar uma contribuição concreta para melhorar a vida de um doente (por exemplo, através do patrocínio de crianças).
Análises de Campanhas Publicitárias

A figura 01 é um anúncio na ACNUR (UNHCR, sigla em inglês) que foi analisado por Hilary Janks em 2005. Em sua análise o autor faz alguns levantamentos a respeito das técnicas da arte e a reverberação no espectador. 1) o título do texto, que é uma instrução, já estipula que o refugiado seja singular ao ponto de ser diferente dos demais “Legos”. 2) Se você seguir o comando de procurar o refugiado na “quarta fila, o segundo da esquerda., aquele com bigode”, acabará por cair no jogo do anúncio e compartilhar da ideia de que a pessoa refugiada é de aparência característica.



Conclusão
Como citar
GONÇALVES, Bruno. Marketing Humanitarista: uma breve análise da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Diálogos Internacionais, vol.7, n.69, mar.2020. Acessado em [13/01/2020]. Disponível em: http://www.dialogosinternacionais.com.br/2020/03/marketing-humanitarista-uma-breve.html